Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Soja / Zoneamento Agrícola
Zoneamento Agrícola
Com base nos resultados dos ensaios de campo, conduzidos nas principais regiões produtores de milho e soja do Brasil, procurando obter a melhor indicação da cultivar para uma região, a BIOGENE indica suas cultivares no programa do Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O objetivo do Programa do Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura é minimizar ao máximo o risco de frustração de safra por condições climáticas. Para isso, o zoneamento procura identificar os municípios aptos para plantio da espécie, período de plantio com menor risco climático, o tipo de solo e as características de cada cultivar indicadas pelos obtentores como, por exemplo, o grupo homogêneo a qual cada cultivar pertence.

O período de plantio é definido pelo histórico de análises térmicas e hídricas. Na análise hídrica é utilizado um modelo de balanço hídrico da cultura para períodos de dez em dez dias.

Ciclo de maturação da cultura - Para efeito de simulação foram consideradas as fases de germinação/emergência, crescimento/desenvolvimento, floração/enchimento de grãos e maturação, onde n expressa o número de dias da emergência à maturação fisiológica.

As cultivares de milho são classificadas em três grupos de características homogêneas:
Grupo I (n < 110 dias)
Grupo II (110 dias ≤ n ≤ 145 dias)
Grupo III (n >145 dias)
As cultivares de soja também são classificadas em três grupos de características homogêneas:
Grupo I (n < 115 dias)
Grupo II (115 dias ≤ n ≤ 135 dias)
Grupo III (n >135 dias)
Para consultar a lista de cultivares da BIOGENE indicadas no zoneamento agrícola, verificar o melhor período de plantio, o grupo a que pertence a cultivar no site do Ministério da Agricultura clique no link a seguir e digite procure a Portaria do seu Estado (http://www.agricultura.gov.br/politica-agricola/zoneamento-agricola).