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10/09/2013

A Qualidade de Sementes e sua importância na Produtividade

 

Durante muitos anos e ainda hoje é usado pelas empresas, principalmente de sementes, a qualidade como um diferencial competitivo. Porém, seu significado ou conceito é utilizado de maneira restrita à capacidade que as sementes têm de germinar ou de emergir em nível de campo.
 
No entanto, com a rápida chegada e desenvolvimento de novas tecnologias, dentre elas a biotecnologia e os serviços como tratamento de sementes industrial, a necessidade cada vez maior de posicionamentos mais precisos e outros, as empresas expandem o conceito de qualidade para algo muito mais complexo. Com isso, cresceu a responsabilidade de toda a empresa com a qualidade e seus reflexos na produtividade - desde a pesquisa, desenvolvimento, produção, suporte técnico e vendas.
 
 
QUALIDADE PARA A BIOGENE® É UM CONCEITO AMPLO CONTEMPLANDO TODA A CADEIA: PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃ O, DISTRIBUIÇÃ O INDO ATÉ O CAMPO.
 
 
Qualidade dentro desta nova visão passa a ser ampliada para aspectos como maior precisão na caracterização e posicionamento de produtos, melhor prestação de serviços como na qualidade do tratamento de sementes industrial com maior segurança na longevidade, em dose, cobertura e fixação dos produtos às sementes por meio do uso de polímeros especialmente desenvolvidos para essa finalidade, segurança na introdução de genes como o gene Bt nos híbridos que assegurem a sua expressão nas partes das plantas, rede de testes que permitam quantificar e qualificar a performance dos produtos, suporte técnico treinado para prestar excelência no atendimento por meio de informações aos agricultores e parceiros comerciais, além de outras.
 
Desta forma, qualidade passa a ser um forte diferencial competitivo para as empresas e para a BioGene é uma prioridade. No entanto, é preciso que as empresas e os parceiros comerciais saibam mostrar aos agricultores, de maneira quantitativa e qualitativa, todo esse conjunto de benefícios que as sementes trazem e que as têm constituído como sendo o insumo que veicula o maior volume de tecnologia. É indiscutível, hoje, a quantidade de tecnologia que as sementes contêm. E, para o futuro, trarão ainda mais tecnologia, exigindo ainda mais cuidados com os processos que asseguram a qualidade final do produto.
 
Em função destes aspectos, principalmente nos últimos anos, onde as sementes agregaram o maior volume de tecnologia e, consequente maior segurança, foi que os agricultores investiram e alcançaram como resultado índices de produtividade nunca antes experimentados. Tecnologia é sinônimo de segurança e estabilidade.
  
 
A IMPORTÂNCIA DAS ESTAÇÕES DE PESQUISA E REDES DE TESTE
 
 
ESTAÇÕES DE PESQUISA ESTRATEGICAMENTE LOCALIZADAS, FOCO CLARO NO MERCADO E
AMPLA REDE DE ENSAIOS SÃO OS DIFERENCIAS DA MARCA.
 
 
 
Possuir estações de pesquisa estrategicamente localizadas é, com certeza, a origem para alcançar elevada qualidade. Ter estações e uma ampla rede de ensaios que permitam selecionar linhagens, combiná-las e testá-las para avaliar suas respostas aos mais diferentes ambientes e condições e, assim, caracterizar, posicionar e obter híbridos totalmente adaptados para as necessidades do mercado alvo é um grande diferencial que a marca BioGene® possui.
 
Com uma linha de produtos que vem crescendo a cada safra, a marca BioGene já pode ser considerada, para algumas regiões, como a marca de sementes híbridas mais completas do mercado. E com certeza esta tem sido um das maiores forças da marca: o rápido crescimento da sua linha de produtos. A BioGene tem híbridos com os mais diferentes ciclos e outras características que cobrem com qualidade a maior parte das áreas agrícolas que plantam do País. Na soja, apesar de ser primeiro ano comercialmente falando, entrou no mercado com uma gama enorme de cultivares com diferentes ciclos e características.
 
Aliado a isto, a marca BioGene possui as mais novas tecnologias Bt, como a tecnologia Herculex®I e a tecnologia Intrasect, que combina duas diferentes proteínas Bt. Mas não é só de variedade de proteínas que a BioGene se diferencia. O seu grande diferencial está na forma com a qual ela testa e avalia estas tecnologias. Antes de colocar um híbrido no mercado com a tecnologia Bt ou outra tecnologia qualquer, a BioGene testa em vários locais e sob diferentes ambientes todas as versões lado a lado, ou seja, o híbrido nas suas versões convencional (sem a tecnologia Bt), com a tecnologia Herculex® I, Herculex® I com Roundup Ready® 2, com a tecnologia Optimum®  Intrasect®  e outras tecnologias, para comparar características e rendimentos, garantindo que só irá ao mercado caso não tenha diferenças estatisticamente significativas entre elas. Isso é segurança, é qualidade.
 

UM OUTRO DIFERENCIAL DE QUALIDADE DA MARCA ESTÁ NO NÚMERO DE OPÇÕES QUE ELA OFERECE EM PRODUTOS COMBINADOS COM NOVAS TECNOLOGIAS.
 
 

A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO PARA A QUALIDADE
 
A produção tem um papel importante dentro da qualidade final das sementes. Conhecer detalhes das linhagens para a instalação de campos de produção que permitam produzir sementes com os mais altos padrões de qualidade é o início do processo. É a pesquisa de pré-produção que faz estes estudos que garantem o plantio no momento certo da linhagem que se destina a ser a fêmea e ser o macho nos campos de produção. São vários detalhes, que vão desde a diferença entre o plantio de cada uma das linhagens, para que ocorra a coincidência entre a queda do pólen do pendão e a receptividade do estigma da boneca (espiga), o momento certo para o despendoamento, até mesmo a hora ideal para colheita e detalhes específicos da velocidade e temperatura de secagem, para que não afete a germinação e a longevidade das sementes.

Além disso, a marca BioGene disponibiliza tratamento industrial com qualidade nas suas sementes. Garantia da origem dos produtos usados e ter um extensivo processo que assegure dose, cobertura e fixação dos produtos às sementes por meio do uso de polímeros especiais também é um dos grandes diferenciais da marca BioGene.


INFORMAÇÕES PARA UM MELHOR DESEMPENHO DOS PRODUTOS
 
Depois de encerrada toda a parte de beneficiamento e feitas as análises de germinação, pureza e o acondicionamento em câmaras frias com controle de temperatura e umidade relativa do ar, há a necessidade de que cada produto seja adequadamente posicionado no campo.
 
Uma equipe de representantes e agrônomos tem como principal objetivo treinar e levar informações para os nossos parceiros comerciais, para que o agricultor consiga extrair o máximo potencial de cada produto. A marca BioGene conta atualmente com uma estrutura própria formada por agrônomos que dão suporte técnico e comercial e uma rede de representantes distribuídas por todo o País, garantindo essa etapa do processo.
 
São particularidades como selecionar híbridos mais adaptados, a melhor época de plantio, a melhor população de plantas, como manejar corretamente uma lavoura com a tecnologia Bt, dentre outras informações, que fazem com que os produtos marca BioGene tenham excelente desempenho em termos de resposta às tecnologias e, mais importante, de maneira estável ao longo do tempo.
 
Para auxiliar nesta importante etapa do processo de qualidade, a marca BioGene possui diferentes meios de comunicação como dias de campo, reuniões técnicas realizadas e organizadas junto com seus parceiros comerciais, hotsite e publicações especiais como esta, o BioGene Informa, que é distribuído em todo Brasil via correios ou por meio dos representantes comerciais.
 


A QUALIDADE TAMBÉM SE REFLETE NA HORA DE INDIVIDUALIZAR CADA PRODUTO COM INFORMAÇÕES QUE AUMENTEM AS CHANCES DE OBTER SUCESSO NA LAVOURA DE MANEIRA ESTÁVEL E CONSISTENTE.
 
 
BIOGENE: PROPOSTA DIFERENCIADA AO ALCANCE DO MERCADO
 
A marca BioGene, com apenas um pouco mais de cinco anos no mercado de sementes, foi criada com uma proposta diferenciada: disponibilizar produtos, serviços e tecnologia ao alcance do mercado de maneira clara e transparente. Para isso investiu numa estrutura própria, a iniciar pela pesquisa, desde a seleção de híbridos com foco claro nas necessidades do mercado, a geração de informações que permitam a seus produtos expressar todo o potencial e a criação de um forte sistema de distribuição por meio de parcerias comerciais, que possibilitem disponibilizar aos agricultores os produtos marca BioGene com elevados níveis de qualidade, informações, com as tecnologias mais modernas que existem no mercado.





Autor: Cláudio Peixoto - Diretor de Marketing e Regulatórios