Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Biotecnologia / Refúgio

Refúgio

O Refúgio é uma lavoura de milho ou parte de uma lavoura de milho plantada com híbridos que não contenham a proteína Bt. Se apenas híbridos com a tecnologia Bt forem plantados na lavoura, os poucos insetos que desenvolverem resistência a essa proteína e sobreviverem, poderão cruzar com outros insetos resistentes, transmitindo a resistência para seus descendentes. Por isto, os pesquisadores consideram que a melhor maneira de evitar o desenvolvimento de populações de insetos resistentes ao milho Bt é combinar lavouras de milho Bt com áreas plantadas com híbridos convencionais, isto é, sem a proteína Bt. Estas áreas devem ser plantadas na mesma época e com híbridos de mesmo ciclo. Desta maneira, os poucos possíveis insetos resistentes que sobreviverem na lavoura Bt irão cruzar com insetos suscetíveis presentes na lavoura de milho convencional. A progênie (descendentes destes insetos) será suscetível e, assim, poderá ser controlada com plantios futuros de milho Bt.


 

 

 

Requerimentos de Manejo de Resistência de Insetos - Refúgio
Os programas de Manejo de Resistência possuem cinco requerimentos principais:
  1. Tamanho da área de Refúgio
    O tamanho da área destinada ao Refúgio deve ser, no mínimo, 10% da área total de milho plantada na fazenda.
  2. Proximidade do Refúgio
    O Refúgio deve ser plantado, no máximo, a uma distância de 800 metros da lavoura de milho Bt. Cada produtor é responsável por obedecer aos requerimentos do Refúgio. Uma lavoura vizinha localizada a uma distância superior a 800 metros não pode ser utilizada como Refúgio.
  3. Uso de inseticidas
    O Refúgio não deve ser pulverizado com inseticidas biológicos que contenham o Bacillus thuringiensis. Inseticidas químicos podem ser utilizados para o controle de pragas, caso necessário.
  4. Manejo do Refúgio
    O Refúgio deve ser plantado na mesma época que o milho Bt e com híbridos de ciclo semelhante.
  5. Monitoramento da lavoura
    Monitore sua lavoura e informe a BioGene sobre qualquer situação inesperada que você observar com relação à lavoura de milho Bt. Produtores que plantarem híbridos de milho Bt devem, obrigatoriamente, respeitar estes Requerimentos de Manejo de Resistência.
    Obs.: Os híbridos Roundup Ready Milho 2® poderão ser utilizados no plantio da área de Refúgio.

 
Opções para o plantio de Refúgio

 

 
 Para plantios realizados sob pivô central (modelo 6), recomenda-se que os híbridos sem a
tecnologia
Bt também estejam plantados sob o pivô.