Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

03/08/2016

Ovo x Milho: avicultor continua melhorando seu poder de compra

Em julho, o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) teve, novamente, excelente desempenho em relação ao ano anterior (+51,4%) e ficou em R$80,85. Mas, em relação ao preço médio alcançado no mês anterior, o incremento chegou a apenas 2%. 

Por outro lado, o milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, teve novo recuo mensal alcançando a média de R$45,67, registrando redução de quase 11%. De toda forma, o incremento em relação a julho do ano passado supera os 63%.

Assim, em julho, com o pequeno aumento no preço do ovo e boa redução na cotação do milho, foi preciso menor volume de ovos para adquirir o cereal, gerando melhora de 14,3% na capacidade mensal de compra. No entanto, em doze meses, o poder de compra do avicultor ainda foi 7,2% inferior. 

Também houve melhora considerável na comparação com a média histórica de julho do período entre 2010 e 2015. Após um crescimento altamente prejudicial no volume de ovos necessários para adquirir milho no quadrimestre março a junho (atingindo volume alarmante em abril), em julho, voltou a ficar abaixo da média histórica. Assim, enquanto naquele período houve necessidade de 9,8 caixas de ovos para adquirir uma tonelada de milho, neste ano, a média caiu para 9,4 caixas.

Agosto está apenas iniciando, mas o cenário atual indica nova queda no poder de compra do produtor de ovos: o mercado de milho voltou a ficar aquecido e, por outro lado, as condições de consumo não são animadoras. Além disso, agosto é um dos meses mais longos desse ano.

Fonte: AviSite