Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

30/08/2016

Brasil deve enviar 100 mil cabeças de gado para abate na Turquia até dezembro

O Brasil e a Turquia concluíram negociações para ampliar os embarques de gado para abate imediato. Até o final do ano a expectativa é que o Brasil envie 100 mil cabeças de bovinos para serem abatidas naquele país.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta segunda-feira, 29 de agosto, após os dois países concluírem a negociação para o estabelecimento de protocolo sanitário específico para a exportação de bovinos destinados ao abate imediato.

O acordo de exportação é resultado de negociações entre o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa e autoridades veterinárias turcas.

De acordo com o Ministério brasileiro, o protocolo que permite os embarques para a Turquia é vantajoso para as duas partes, pois exigirá um menor número de exames. Além disso, reduz o período de quarentena, diminuindo assim o custo de produção.

O Departamento de Saúde Animal do Mapa pontua ainda que as exportações de animais vivos para a Turquia podem agregar valor, visto o gado embarcado ser macho "terminado" e com peso superior a 450 quilos.

O diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, salienta que ainda está sendo negociado junto ao Serviço Veterinário Turco a possibilidade do Brasil diversificar o comércio de animais e seus produtos, como embriões, sêmen e carne bovina.

O protocolo estabelecido entre os dois países na segunda-feira é decorrente de um acordo firmado em agosto de 2015 para exportação de gado destinado para engorda no país euro-asiático. Tal acordo permitiu que o Brasil retomasse em 2016 as exportações de bovinos para o mercado turco.

Autor: Viviane Petroli
Fonte: AgroOlhar