Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

27/09/2016

Aprosoja recebe delegação da Tailândia com interesse em soja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) recebeu na quinta-feira (22) uma delegação da Tailândia, formada pelo embaixador do país no Brasil e por representantes do Ministério da Agricultura. O objetivo do grupo é conhecer e entender as tecnologias do cultivo da soja e de outros setores do agronegócio adotadas no Estado.

Outra meta, de acordo com o embaixador Pitchayaphant Charnbhumidol, é ampliar a importação já existente entre o país e Mato Grosso.

“Atualmente já importamos muita soja e algodão e desejamos continuar. Também queremos parcerias na tecnologia de produção e exatamente por isso, nos acompanha na delegação um especialista do setor que é do Ministério da Agricultura tailandês. Além disso, esperamos que futuramente possamos entrar no mercado de diamantes e do peixe tambaqui daqui do Estado”, explica.

O embaixador, que também esteve reunido com o governador Pedro Taques, se disse otimista com os encontros. “Nós tivemos reuniões muito produtivas e tratamos sobre áreas, investimentos, comércio, turismo e técnicas de agricultura. Eu espero que o Governo possa montar uma missão para que novas cooperações surjam”, destaca Charnbhumidol.

Para a Aprosoja, receber a comissão tailandesa também é positivo. “A missão técnica da Tailândia visa conhecer o processo produtivo de Mato Grosso. Portanto, nós explicamos para eles como isso funciona, tanto para o milho como para a soja e vemos isso com muitos bons olhos. É importante que os players internacionais venham a Mato Grosso e entendam nosso processo produtivo, que são realizados com foco no meio ambiente e com sustentabilidade. Isso é fundamental para que tanto eles conheçam melhor nossa realidade e, com isso conheçam as potencialidades, de forma que possamos ampliar o mercado consumidor”, afirma o gerente de Política Agrícola, Frederico Azevedo.

A visita

Além de falar sobre agricultura, piscicultura, mercado de couro e joias, a delegação tailandesa se reunirá como o poder público para debater sobre biocombustíveis, ciências e tecnologia, turismo e educação.

Na agenda com o Governo do Estado, eles ainda devem conhecer sobre os programas Desenvolve MT e Zona de Processamento e Exportação. Por fim, o grupo visita propriedades rurais no interior para conhecer sistemas de cultivo e produção de grãos.