Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

10/10/2016

Por que a semente de alto vigor é uma importante aliada das altas produtividades

Muitos produtores não têm a perfeita noção dessa realidade e de suas vantagens e creem que basta obter a população ideal de plantas para cada cultivar, para que o estabelecimento e a produtividade da lavoura estejam assegurados.

Isto, sem levar em consideração o nível de vigor das sementes utilizadas na semeadura. Há produtor utilizando sementes de vigor médio ou baixo, mas utilizam de altas densidades, na busca pelo estande ideal.

Isso pode até acontecer, porém será que as plantas que compõem essa população são de alto desempenho? E, mesmo obtendo a população ideal de plantas, está tudo resolvido? Com certeza não. Quer saber mais?

Confira abaixo o artigo do pesquisador José de Barros França Neto, da Embrapa Soja.

Sementes de alto vigor asseguram maiores produtividades da soja

O sucesso da lavoura de soja depende de diversos fatores. Sem dúvida, um dos mais importantes é a utilização de sementes de elevada qualidade, que resultam em plantas de alto vigor, com desempenho superior no campo. O uso de sementes de elevada qualidade permite o acesso aos avanços genéticos, com as garantias de qualidade e tecnologias de adaptação nas diversas regiões, assegurando maiores produtividades. Portanto o estabelecimento da lavoura de soja com sementes da mais alta qualidade é de fundamental importância.

Além disso, é de suma importância que a semeadura seja realizada com semeadoras de alta precisão, pois a distribuição das sementes deve ser realizada de maneira a permitir o estabelecimento de plantas de soja bem espaçadas, sem aglomerações ou falhas na linha.

Sementes de alto vigor propiciam a germinação e a emergência das plântulas de maneira rápida e uniforme, resultando na produção de plantas de alto desempenho, com potencial produtivo mais elevado. Plantas de alto desempenho apresentam uma taxa de crescimento maior, têm uma melhor estrutura de produção, um sistema radicular mais profundo e produzem um maior número de vagens e de sementes, resultando em maiores produtividades.

O potencial para maiores produtividades é ainda maior em situações de estresse – deficiência hídrica, por exemplo – uma vez que o sistema radicular mais profundo dessas plantas poderá de supri-las com água e nutrientes, assegurando a produção.

Outros estresses que podem afetar o desempenho das plantas: profundidade excessiva de semeadura; compactação superficial ou assoreamento da linha de semeadura em consequência da ocorrência de chuvas pesadas após a semeadura; semeadura em condições de solo com baixas temperaturas, comuns no Sul do país; e ataque de fungos de solo à semente.

Sementes de alto vigor apresentam vantagens nessas condições em relação às sementes de vigor médio ou baixo. Em suma, é possível afirmar que o uso de sementes vigorosas assegura o estabelecimento de uma população adequada de plantas, mesmo sob condições estressantes.

Muitos produtores não têm a perfeita noção dessa realidade e de suas vantagens e creem que basta obter a população ideal de plantas para cada cultivar, para que o estabelecimento e a produtividade da lavoura estejam assegurados. Isto, sem levar-se em consideração o nível de vigor das sementes utilizadas na semeadura.

Há produtor utilizando sementes de vigor médio ou baixo, mas utilizam de altas densidades, na busca pelo estande ideal. Isso pode até acontecer, porém será que as plantas que compõem essa população são de alto desempenho? E mesmo obtendo a população ideal de plantas, está tudo resolvido? Com certeza não.

Somente o fato de a utilização de sementes de alto vigor assegurar o estabelecimento da população ideal de plantas justifica as vantagens de iniciar-se a lavoura com sementes de qualidade superior. Porém existem ganhos adicionais; dados de pesquisa ilustram que lavouras originadas de sementes de alto vigor apresentam, também, um potencial maior de produção, chegando a índices de até 10% de aumento de produtividade.

Finalizando, deve-se enfatizar que o estabelecimento da lavoura com sementes de alto vigor facilita a obtenção do estande adequado, com plantas vigorosas e de alto desempenho, que podem resultar em maiores produtividades.

Autor: Edson Franco