Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

18/10/2016

Após ganhos, soja inicia pregão próxima da estabilidade em Chicago

As cotações futuras da soja negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) iniciaram a sessão desta terça-feira (18) com leves altas, próximas da estabilidade. As principais posições da oleaginosa exibiam ligeiros ganhos entre 0,25 e 1,00 pontos, por volta das 8h08 (horário de Brasília). O vencimento novembro/16 era cotado a US$ 9,78 por bushel, enquanto o janeiro/17 era negociado a US$ 9,86 por bushel.

O mercado tenta ampliar os ganhos registrados nos últimos dias. Ainda nesta segunda-feira, as principais posições da oleaginosa encerraram o pregão com valorizações de mais de 15 pontos. As cotações encontram suporte nos números dos embarques semanais, que na semana encerrada no dia 13 de outubro, ficaram em 2.508,997 milhões de toneladas, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Da mesma forma, os números de esmagamento da soja nos EUA também contribuíram para a sustentação dos preços. Segundo o NOPA (Associação Nacional de Processadores de Oleaginosas) em setembro, o processamento do grão ficou 3,52 milhões de toneladas. Outro fator que também tem sido acompanhado pelos investidores é a alta nos preços do óleo de soja, que acaba dando sustentação às cotações da commodity em Chicago.

Ainda no final da tarde desta segunda-feira, o USDA informou que cerca de 62% da área plantada com o grão nos EUA já foi colhida. Na semana anterior, o número era de 44%. O índice ficou abaixo das expectativas dos participantes do mercado, de 67%.