Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

24/10/2016

Produção de milho em MG deve chegar a cinco milhões de toneladas

A área ocupada pelo milho vai aumentar nessa primeira safra em Minas Gerais. Em Uberaba, o plantio começou essa semana.

Foi só começar a chover que as máquinas já foram para o campo na fazenda do produtor rural Nelson Orasmo, em Uberaba. “Choveu na hora certa, no início de outubro. A gente já está plantando o milho e na sequência vem a soja”, declara.

A lavoura vai ser bem diferente de 2015, quando ele preferiu não plantar milho. Desta vez serão 300 hectares, quase metade da área cultivada na propriedade.

Muitos agricultores decidiram cultivar milho nesta safra para fazer a rotação de culturas e descansar o solo, já que grande parte tinha optado pela soja no ano passado. Mas não é só isso: o valor pago ao produtor está bem mais atrativo.

No momento do plantio em 2015, a média de preço da saca era de R$ 28 e hoje está em torno de R$ 42 na região do triângulo mineiro.

“O adubo também tem uma relação direta com o dólar e este ano o adubo está mais barato que o ano passado. Então, se ele não está com um custo igual, às vezes, dependendo do nível tecnológico, até um pouco mais baixo que o custo de produção dele no ano passado, com o valor de venda do produto dele maior”, explica Osvaldo Guimarães Neto, engenheiro agrônomo.

Tudo isso faz a estimativa de produção ser bem otimista, segundo a Companhia nacional de Abastecimento, a produção deve chegar a 5,1 milhões de toneladas, 1,1% a mais que na safra passada.

Na primeira safra, Minas Gerais divide com o Rio Grande do Sul a liderança na produção de milho do país.

Autor: Camila Leste