Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

27/10/2016

Camisc: Aumenta a área plantada de milho

Até pouco tempo ele era deixado de lado pelo agricultor devido ao baixo preço e o alto custo de produção. Porém, os recentes aumentos no valor da saca tem animado o produtor rural e o milho vem ganhando cada vez mais espaço nas propriedades rurais da região.

Dobro - Na Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão (Camisc), a área plantada de milho quase dobrou de tamanho de uma safra para outra. “O aumento foi de 40% em relação a safra 2015/2016”, conta o engenheiro agrônomo da cooperativa, Cleber Favarini Petri.

Área total - Segundo Petri, na safra 2016/2017 a cooperativa registrou uma área total plantada de 2 mil alqueires. “Enquanto isso, na safra 2015/2016 foram plantados pouco mais de 1,2 mil alqueires”, acrescenta o agrônomo lembrando que um dos fatores que influenciaram esse aumento foi o trigo.

Migração - “A diminuição da área plantada de trigo, em razão da falta de políticas públicas, foi um dos fatores que levaram o produtor a migrar para o milho”, conta Petri. Segundo ele, a recuperação do preço da saca de milho também foi um fato preponderante, na época do planejamento das lavouras para esta safra.

Proibição da soja safrinha - O agrônomo destaca ainda que a proibição recente do plantio de soja safrinha em todo o Paraná como outro fator preponderante. “Com isso, o produtor vem apostando no milho em detrimento do feijão, principalmente pelos riscos que o plantio do feijão implica”.