Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

03/11/2016

Clima bom favorece lavouras de verão

A INTL FCStone manteve suas projeções para as safras de milho verão e soja no Brasil na temporada 2016/17, em relação ao projetado em outubro. A consultoria reafirmou a expectativa de uma lavoura de soja de 33,538 milhões de hectares, o que representa um aumento de 0,9% ante 2015/16, com uma produção de 101,832 milhões de toneladas. "Mesmo com o acelerado ritmo de plantio e as condições climáticas favoráveis, os produtores devem ser mais cautelosos neste ano", diz a consultoria no relatório de novembro, divulgado nesta terça-feira.

Segundo a consultoria, até o momento as perspectivas climáticas são positivas para o período de desenvolvimento das plantações, mas há risco de seca na região Sul e Norte/Nordeste do País em virtude da possibilidade de ocorrência do fenômeno La Niña com fraca intensidade. A demanda, para a FCStone, pode permanecer praticamente estável em relação ao ciclo anterior, o que deixaria os estoques mais folgados, após um longo período de aperto no balanço.

A área de milho verão, ou primeira safra, deve atingir, conforme a FCStone, 5,905 milhões de hectares, com uma produção de 29,738 milhões de toneladas, 9,5% acima do produzido em 2015/16. A consultoria afirma que o plantio do milho está avançando sem maiores problemas. "No Rio Grande do Sul, há alguma preocupação com potenciais impactos adversos do clima sobre as lavouras, lembrando que a semeadura no estado começa cedo", afirma a consultoria.

Fonte: Estadão