Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

09/11/2016

Argentina: com chuvas e baixas temperaturas, plantio de soja em Entre Ríos avança apenas 7%

A intensidade e a frequência das chuvas, associada a baixas temperaturas, não têm permitido que o plantio de soja avance.

O informe semanal do Sistema de Informação da Bolsa de Cereais de Entre Rios (SIBER) aponta que se estima um avanço de 7% do plantio de soja, valor que não é comum para a época, já que em safras anteriores o mesmo período já estava com 10% acima deste valor. Cabe destacar que o centro-sul possui um progresso de 9% a 10%, enquanto o centro-norte oscila entre 1% a 5%.

Por outro lado, o plantio de sorgo deve ficar entre 30% do total da área planejada, uma vez que os produtores ainda se encontram dentro da janela ideal de plantio.

"Um fator chave para o plantio de sorgo é a medição da temperatura do solo, que deve apontar pelo menos 18 °C durante três dias consecutivos. Com base nos dados da Rede de Centrais Meteorológicas, foi comparada a média da temperatura do ar e do solo entre as 9h e as 10h dos últimos 11 dias, assim, é possível observar que existem marcas térmicas adequadas para a implantação do cereal", indica o informe.

Até a data do informe, o plantio de arroz também registrou atrasos nos trabalhos e cresce a preocupação dos produtores, uma vez que grande parte da superfície deverá ser plantada fora da boa janela de plantio. Foi plantada, até então, a metade da área estimada para a presente safra (64.000 hectares), mas os trabalhos estão parados há duas semanas. "Os primeiros lotes plantados se encontram em emergência, nos quais se observa plantas abaixo da qualidade recomendada", diz o SIBER.

Fonte: Agrositio