Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

02/01/2017

Chuvas favorecem desenvolvimento e devem aumentar produção de grãos em Uberaba (MG)

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o clima tem favorecido o desenvolvimento das lavouras de grão e produção deve ser maior nesta temporada. A expectativa agora é que as chuvas continuem no mês de janeiro para ajudar o enchimento dos grãos.

Na fazenda do produtor rural Luiz Cadelca Neto, localizada a 40 km de distância de Uberaba, a colheita dos 1,7 mil hectares de milho está programada para começar no fim de fevereiro. Até o momento, o produtor está satisfeito com o desenvolvimento da cultura, e a expectativa é que a produção aumente 5% nesta safra.

“Tem chovido bem. O índice de pluviosidade está elevado. Nós temos quase 500 milímetros até agora acumulados nesta fazenda. Estimamos uma produtividade superior a 180 sacas por hectare”, diz Luiz Caldeca Neto.

Nos meses de novembro e dezembro, o volume de chuvas ficou 30% acima da média histórica da cidade e foi decisivo para o desenvolvimento das lavouras. Na fazenda de Tasi Costa Silva Rodrigues, a produtividade média da soja esperada para esta safra é de 67 sacas por hectare.

“Desde o plantio não tem faltado chuva. Tem chovido praticamente todos os dias em quantidade ideal e faz com que a lavoura não sofra stress hídrico até o momento. Se continuar assim vamos ter bons resultados de produtividade”, afirma Tasi Costa Silva Rodrigues.

Apesar do bom desenvolvimento das lavouras, os produtores ainda estão cautelosos. Isso porque em janeiro é o período que ocorre o enchimento dos grãos, e nos últimos anos a região tem enfrentado problemas de veranico justamente nesta época do ano.

“As lavouras mais adiantadas estão em fase de enchimento de grão. Outras plantadas mais tardia estão em florescimento ou estado vegetativo, e qualquer mudança que venha ocorrer nesse período pode prejudicar o potencial produtivo dessas lavouras”, analisa Tasi Costa Silva Rodrigues.

A colheita da soja e do milho em Uberaba está prevista para começar entre os meses de fevereiro e março. A Emater, empresa de assistência técnica e extensão rural, já prevê bons índices de produtividade no município.

“Para a soja nós esperamos em torno de 52 sacos por hectare na média do município. E para o milho, uma produtividade em torno de 9 mil kg por hectare, que é uma produtividade média boa”, conta a Coordenadora Regional da Emater, Guilhermina Maria.

Mesmo com o cenário positivo, a coordenadora deixa um alerta para o produtor.

“Dias prolongados de chuva é preciso ficar atento com as doenças fúngicas, como ferrugem, na cultura do milho também. As doenças fúngicas são comuns de acontecer nas condições de alta umidade e temperaturas elevadas”, completa Guilhermina Maria.

Autor: Henrique Bighetti