Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

12/01/2017

Produtor espera colher até 180 sacas de milho por hectare em Goiás

Depois de seguidos problemas climáticos, produtores do Centro-Oeste estão otimistas com a safra de milho verão. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a região vai liderar mais uma vez o ranking de produção de grãos no país e, em Goiás, tem produtor que vai conseguir colher mais de 150 sacas por hectare.

Em busca de melhores condições de produção, o produtor Gilson Bonfim deixou o Mato Grosso e foi para Goiás há dois anos. Como teve grandes perdas na segunda safra de 2016, optou por arriscar menos na safra de verão, mas, com clima e altitude favoráveis para o desenvolvimento do milho, a expectativa é de quase 100% de aproveitamento. “Nesse milho, esperamos de 160 a 180 sacos por hectare”, disse.

Para a safra verão desse ano, Gilson apostou na diversificação de culturas, investindo em 420 hectares de soja, 170 de milho e 130 de feijão.

De acordo com o agrônomo Eduardo Nascimento, a altitude de até 1200 metros favorece o plantio de milho. “A altitude dá condição de temperaturas mais amenas e uma boa condição de chuva”, ressaltou.

O clima, aliás, trouxe preocupação no início do plantio, mas não prejudicou a safra, que tem se desenvolvido bem e sem o ataque de pragas ou doenças. “No início foi tenso, pois a chuva demorou a vir, mas, quando veio, já entramos plantando. Teve um veraneio de 15 a 20 dias com pouca chuva, mas normalizou e choveu bem. Por enquanto, está dando muito certo”, disse o produtor Gilson Bonfim.

Autor: Simone Andrade