Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

07/02/2017

Umidade para safrinha está garantida

Até meados de abril as condições de semeadura são muito boas, segundo analista.

Durante o evento Fundação MT em Campo, que acontece na Fazenda Cachoeira, em Itiquira, MT, entre os dias 2 e 3 de fevereiro, Alexandre Nascimento, meteorologista do Climatempo, falou ao Portal DBO sobre as condições climáticas para entrar com as máquinas na lavoura de soja nas próximas semanas e também sobre como fica o clima para plantio do milho. Confira:

Alexandre, como fica o clima para a colheita da soja em Mato Grosso esse ano?

Olha, eu acho que a condição é bastante satisfatória, na medida do possível. Por que eu usei esta frase? Essa época do ano é bastante chuvosa em todo o Brasil, principalmente nessa faixa que pega o sul da região Norte, Centro-Oeste e também o Sudeste, além do Estado do Paraná, Bahia, Maranhão e Piaui, ou seja, toda a região produtora de soja do Brasil.

Como eu disse, chove muito, então, o máximo que podemos esperar é aquela condição de que um dia faz sol, calor, e depois vem aquela pancada de chuva, que tem curta duração, mas muitas vezes vem com bastante intensidade. Durante todo esse período de colheita essas são as condições que a gente deve esperar.

Uma ressalta: há dez dias atrás nós tivemos a formação de uma invernada, que é aquela condição de céu bem coberto, chuva que acontece em grande parte do dia, e isso pode voltar a acontecer exatamente entre os dias 12 e 20 na região Centro-Oeste, então, bastante atenção a essa informação. O agricultor que está pensando em colher nesse período, fique bastante atento em relação a isso. Depois tem novamente essa condição de sol, calor e pancadas de chuva, e antes também.

Como fica o clima para o milho safrinha? Até quando o produtor pode plantar?

Em relação à safrinha eu acho que as condições são bastante favoráveis, assim como foram favoráveis para o desenvolvimento da grande safra. Tem bastante umidade disponível, pelo menos até meados do mês de abril. Entre meados de abril até meados de maio, vamos ter algumas chuvas mais esparsas, ou seja, não caem sobre todas as regiões produtoras, então vale a dica: se continuar semeando não entre pelo mês de março adentro, porque pode ser que essas chuvas esparsas não caiam na sua região semeada; então bastante atenção a esse detalhe.​

Fonte: Portal DBO