Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

14/02/2017

Colheita de milho chega a 35% da área no RS

A colheita de milho no Rio Grande do Sul avança em ritmo acelerado, devido ao início também da colheita da soja no Estado. Segundo informações da Emater - RS, o percentual da área colhida chegou a 5% da área (semeada no cedo), com rendimento superior à expectativa inicial, variando, em algumas regiões, entre 8,5 t/ha e 12 t/ha.

A Emater destaca que a qualidade do milho colhido é boa, não apresentando índices significativos de grãos avariados, e os produtores estão colhendo as lavouras dentro dos parâmetros de umidade ideal. No Rio Grande do Sul, as lavouras de milho estão 25% maduras e por colher, 30% em enchimento de grãos, 5% em floração e outras 5% em germinação.

Em andamento final, segue o plantio das áreas do tarde (safrinha), mesmo que fora do zoneamento agroclimático (áreas semeadas no pós-fumo ou segundo plantio). No geral, as lavouras do milho do tarde germinaram e se desenvolvem muito bem, inclusive as lavouras plantadas em início de janeiro deste ano, que já estão recebendo a primeira adubação nitrogenada.

Em relação ao milho para elaboração de silagem (cerca de 350 mil hectares no RS), a colheita segue para o seu término (70%), com rendimentos considerados muito bons (entre 35 e 40 t/ha), com ótima qualidade de produto final.

Soja

O percentual colhido de soja no Estado ainda é pequeno (1%), mas deverá se acentuar a partir de agora, com o aprontamento das lavouras. Atualmente, 10% das lavouras de soja estão maduras e por colher, 44%, em enchimento de grãos, 30% em floração e 15% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

A comercialização do grão mantém-se com lentidão nos negócios, com tendência de queda no preço. Nesta semana, o valor médio da saca de 60 quilos de soja foi de R$ 66,51, reduzindo 2,26% em relação à semana anterior. Os negócios estão travados, os compradores, cautelosos, e os produtores retraídos, com o foco mantido na lavoura e na colheita que inicia.​