Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

23/02/2017

Agronegócio está presente em 65% dos municípios de Minas

O agronegócio é uma das principais atividades da economia em Minas Gerais. Atualmente 143 municípios tem sua principal fonte de renda o agronegócio. E, "nesta safra, com as perspectivas de resultados promissores, pode-se esperar que a economia dessas cidades seja dinamizada", destaca a Secretaria da Agricultura do Estado.

De acordo com os levantamentos de safra realizados tanto pela Companha Nacional de Abastecimento (Conab) quanto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais colherá safra recorde de grãos de aproximadamente 13,6 milhões de toneladas, registrando crescimento de 15,3% em relação à safra anterior.

Os números da produção mineira acompanham a tendência nacional de crescimento da safra, que também deve alcançar o volume recorde de 219 milhões de toneladas, superando em 17,4% a safra anterior.

O crescimento da produção de grãos também tem impacto positivo nas cadeias produtivas de origem animal (carnes, ovos e leite). Isso porque milho e soja (farelo de soja) compõem os ingredientes essenciais na alimentação dos animais.

No ano passado, devido à redução na produção de milho e ao aumento nas exportações, houve uma valorização do produto no mercado, impactando tanto o custo de produção na pecuária quanto os preços dos alimentos para os consumidores.