Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

24/02/2017

Entidade reafirma que produção de soja é viável no Matopiba

O Matopiba [intersecção entre o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia] é viável para a produção de soja tanto quanto outras regiões do País. A afirmação é do presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, que participou da Abertura da Colheita de Soja da Safra 2016/17, realizada no município de Balsas (MA) nesta semana.

Segundo o dirigente, o evento serviu parar mostrar que os produtores estão colhendo bem nesta safra e que a falta de chuvas no início do ano passado, com perdas em muitas lavouras, foi apenas um evento climático atípico.

“O que ocorreu na safra passada não tem nada a ver com inviabilidade da agricultura na região. O Matopiba é uma região igual às outras do país, uma região promissora, que tem futuro”, diz Rosa.

O dirigente lembra, ainda, dados da Embrapa, os quais mostram que o cultivo de soja ocupa apenas 3,5% de todo o território nacional e que esta área pode dobrar, em um futuro muito próximo, em função da demanda mundial por alimentos.

Nesta safra, o Maranhão, por exemplo, plantou aproximadamente 780 mil hectares de soja. No sul do Estado a colheita começou no fim de janeiro. Até o momento, 7% estão colhidos, com produtividade entre 42 a 55 sacas por hectare.​

Fonte: Datagro