Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

07/04/2017

Agricultura defende simplificação de processo de registro de produtos

O coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Hideraldo Coelho, defendeu nesta quinta-feira, dia 6, o diálogo entre o governo e o setor privado para que seja simplificado o processo de registros de produtos. Ele lembrou as críticas sofridas após a edição de Instruções Normativas (IN) para regulamentar registros no setor de insumos agrícolas e citou ainda a necessidade de pesquisas para novos produtos.

Durante o 7º Fórum da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), Coelho pediu ao setor privado a criação de fóruns e revistas científicas para avaliar os resultados de pesquisas necessárias para o registro, juntamente com experimentos. "Seríamos as pessoas mais adequadas para avaliar trabalhos de pesquisadores renomados? Acho que não. O trabalho de pesquisa seria muito mais bem avaliado pelo próprio setor de pesquisa", disse. "Acho que alguma revista científica para que trabalhos científicos sejam avaliados pela própria comunidade seria interessante."

O coordenador sugeriu ainda que os trabalhos de pesquisas sejam menos rebuscados para registros de produtos de formulação mais simples, mas alertou que as companhias não deixem de seguir as normas do processo, bem como apresentem sempre um resultado dos experimentos. "É necessário que um resultado seja apresentado, seja ele conclusivo ou não. Não é possível ficar em cima do muro", concluiu.

Fonte: Estadão