Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

20/04/2017

Milho: colheita terá aumento de 18,6% em SC

A produção de milho em Santa Catarina deve crescer 18,6% neste ano e chegar a 3,2 milhões de toneladas. A estimativa é feita pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), que ressalta os bons índices de produtividade, que poderão chegar a 141,6 sacas por hectare.

O aumento da produtividade é o caminho para elevar a produção de milho e atender a demanda do setor produtivo de carnes. Em regiões como a de Chapecó, Canoinhas e Xanxerê os produtores estão colhendo em média 150 sacas por hectare, enquanto na região de Curitibanos a produtividade chega a 173,3 sacas por hectare. Agricultores de São Miguel do Oeste e Joaçaba também investem para aumentar o rendimento das lavouras e nesta safra a produtividade já é, respectivamente, 28,3% e 24,9% superior a do último ano.

A maior região produtora do estado é a de Chapecó com uma safra estimada em 603 mil toneladas, 13,7% a mais do que em 2015/16. A área destinada ao grão também aumentou, com 63,4 mil hectares plantados e uma produtividade de 158,3 sacas por hectare. Em microrregiões que já se destacam na produção do grão, como Xanxerê, Joaçaba e Curitibanos, o aumento na produção é superior a 20% nesta safra.

Atualmente, cerca de 73% do milho plantado na primeira safra já foi colhido e 92% da área de milho safrinha já foi plantada.​