Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

08/05/2017

Baixo volume de chuva dos últimos dias benefícios produtores do RS

O Rio Grande do Sul apresentou poucas chuvas durante as últimas semanas, o que foi um ponto bastante positivo para os produtores do estado, que conseguiram finalizar o processo de colheita. Sentindo as condições meteorológicas ocorridas que proporcionaram possibilidades para uma melhor evolução das lavouras.

Com a finalização do trabalho de colheita, o arroz chegou a 97%, com algumas poucas lavouras no Sul e Campanha em final de maturação. No milho esse percentual é de 96% com as demais lavouras prontas para a ceifa. A soja atinge 99% de área colhida.

O feijão da 2ª safra é a única cultura que ainda apresenta lavouras em desenvolvimento. Quanto às produtividades obtidas nesta safra, todas as culturas apresentaram números superiores ao estimado anteriormente, projetando uma excelente safra, sendo que a estimativa final deverá ser divulgada nesta semana, assim como as primeiras estimativas para a safra de inverno 2017.

Comercialização Quando a comercialização a situação se apresenta de maneira inversa, com os preços registrando valores abaixo dos registrados no ano passado, anulando os ganhos obtidos. De acordo com o boletim da Emater/RS, é provável que o valor bruto da produção deste ano atinja valores semelhantes, ou mesmo menores. No milho, por exemplo, além do preço defasado existem problemas de armazenamento, uma vez que a soja tem preferência na ocupação dos silos e armazéns.​

Fonte: Agrolink