Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Media Center / Notícias

Notícias

31/08/2017

Safra de grãos impulsiona crescimento do agro em 2017

Apesar de abaixo do esperado, o Valor Bruto de Produção (VBP) da agropecuária brasileira deve apresentar alta de 4,3% neste ano, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse resultado positivo deve ser atrelado à produção agrícola, como destaca o gerente da área Técnica e Econômica do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Flávio Turra.

“A supersafra de soja e milho tem auxiliado a expectativa de crescimento do setor. Embora os preços atuais estejam bem abaixo dos observados no mesmo período do ano anterior, o crescimento de 28% da produção de grãos entre a safra 15/16 e a atual, tende a compensar o baixo preço e alavancar o crescimento do VBP”.

Vale ressaltar que no primeiro trimestre deste ano, o setor agrícola contribuiu com o desempenho da economia nacional. Impulsionado pela safra de grãos, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 13,4% nos três primeiros meses do ano, a maior alta dos últimos 20 anos.

Segundo o dirigente da Ocepar, o grande destaque da produção agrícola até o momento é a soja. “A commodity tem mantido cotação atrativa e, aliado ao fato da grande produção, tem gerado retorno satisfatório”. Na safra 2016/17, a colheita de soja brasileira cresceu 19,5%, chegando a 114 milhões de toneladas.

Para o segundo semestre deste ano, Turra acredita em um cenário de estabilidade para o mercado de grãos. “Alterações significativas de preços serão atreladas à grandes mudanças na taxa cambial no Brasil, ou, por eventual quebra de safra em países importantes na produção mundial de commodities”.​

Fonte: Datagro