Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksBioGene / Milho / Silagem / Produção de Silagem

Produção de Silagem

 
Manejo da Lavoura de Silagem
O planejamento da lavoura destinada à ensilagem passa por uma série de atividades relacionadas ao manejo. Para obter uma silagem de qualidade, algumas práticas são fundamentais. Entre elas estão a escolha do híbrido de milho, a definição da época de plantio, população de plantas, espaçamento e adubação. Além disso, é importante salientar que o rendimento de grãos é fundamental, visto que silagens com maior participação de grãos e boa qualidade de planta têm maior digestibilidade e valor nutritivo. Para saber mais sobre estas técnicas de manejo da lavoura, faça o download do Manual de Boas práticas para a produção de silagem de milho, clicando aqui.


Colheita
 
A colheita das plantas para produção de silagem possui algumas especificidades que devem ser levadas em consideração. O ponto ideal de corte da lavoura, a altura de corte e o tamanho de partículas mais indicado são informações úteis para os produtores de silagem. Essas recomendações estão disponíveis no Manual de Boas práticas para a produção de silagem de milho, além dos procedimentos para regulagem de ensiladeira acoplada ou forrageiras autopropelidas. Faça o download aqui.​
 





 
Ensilagem​
A dimensão do silo bem como as recomendações de enchimento, compactação e fechamento do silo são importantes para realizar a ensilagem adequadamente e manter as propriedades da silagem com maior garantia. Confira todos os procedimentos indicados para esta etapa final da produção de silagem e da retirada da mesma em nosso manual de silagem, aqui.



Informações Úteis

Além destas etapas da produção de silagem de milho, existem algumas informações que são extremamente úteis para o produtor. O funcionamento do processo de fermentação, os micro-organismos da silagem e a composição bromatológica das plantas estão disponíveis aqui​.